Como capacitarnos para servir melhor ? – Boletim 015 Outubro 2011


Queridos devotos e amigos Me encontro de regresso em Vrindavan, depois de um grande Tour pela América do Sul, onde compartilhei com muitos membros de nossa família Vrinda.

Quero começar agradecendo a todos pela confiança amorosa que foi plantada e propagado por todo o mundo nas mãos dos meus representantes, especialmente os sannyasis, Maharanis e presidentes de templo, eles fizeram o possível para a nossa família espiritual exista, é por isso que eu agradeço àqueles devotos que estão prontos para assumir a responsabilidade de ajudar e proteger os outros.

Durante a minha estadia no Peru, foi desenvolvido na fazenda "Eco Truly Park" outro retiro de intenso estudo e formação educacional da família Vrinda, que durou quatro dias. Este evento foi cheio de reflexões sobre como treinar meus alunos em seu serviço para servir a humanidade. Precisamos ficar animados e conscientizar-nos no que fazemos, porque todos os lugares relacionados à família Vrinda são centros de amor e confiança do mestre espiritual. Portanto, um mestre espiritual tem que ser genuíno para que tudo venha de maneira correta, e qual é o caminho certo?

Devemos trabalhar para desenvolver a compaixão. Todas as habilidades que adquirimos são dons que o próprio Deus nos deu a misericórdia para realizar tarefas específicas. Nada vem de você, tudo vem de Deus e você é a ferramenta através do qual isso se manifesta. Sem misericórdia não há amor nem confiança, porque estás juntos com as bênçãos dos santos que descem para que dessa maneira você se una e se una a outros. O que une nosso caminho para o amor supremo, para cada um de nossos centros espirituais, para nossas fazendas, para a nossa luta por manter viva a consciência de Deus é a fé, a fé em Srila Prabhupada, e é por sua misericórdia ainda podemos continuar a servir os ideais de yoga, a Verdade e o Amor.

A fé é muito importante dentro de um ashram ou mosteiro, a fé que você sente por seu mestre espiritual deve incluir fé em direção ao seu líder ou guardião mais perto que também deve representar a instrução do mestre espiritual. Nós nos capacitamos para servir melhor, fazendo as coisas da melhor maneira, inspirando e oferecendo o melhor para fazer os outros felizes. Quando se perde a fé, tudo se desmorona, e o que dizer sobre os relacionamentos. Confiar no mestre espiritual significa que você tem fé que ele tem o poder e a capacidade de resolver ou aliviar todos os problemas em sua vida e na comunidade. O mestre espiritual não somente faz isso, mas nos guia no caminho para Deus. Também faz o mesmo o teu líder e as Sagradas Escrituras, porque elas revelam a verdade, sem isto o processo torna-se uma instituição.


Autoridade é o amor e confiança, e deve representar a verdade com todas as suas qualidades pois representar a verdade é um serviço de grande responsabilidade e dedicação. Se não há nenhuma autoridade sobre isso, é melhor encontrar uma outra autoridade e se não há nenhuma autoridade, então é hora de se conectar com o mestre espiritual tornando-se uma autoridade. Autoridade significa capacitar para servir aos outros, este é o nosso lema. Autoridade não é uma posição em que todos devam me servir, um líder esta para ser o melhor servo de todos e não para ser servido. Assim te capacitas e quando teu mestre espiritual não esteja, deves continuar com seus ensinamentos. Não deve haver competição entre os líderes, já que o propósito é amar e confiar. Dasanudasa significa ser servo do servo, somente eres importante para alguém que você serve, assim como uma criança a pessoa mais importante é a sua mãe, porque ela é a mais o cuida.


Nós não devemos criticar os pequenos esforços feitos na tentativa de servir, ao invés devemos ser gratos de que há pessoas que querem dar suas vidas para nossa felicidade, especialmente se essa pessoa é uma boa maneira que o seu mestre espiritual quer nos dar. Caso contrário, prejudica a nossa fé, não devemos duvidar deles, a menos que você creia que pode fazer melhor, assim você vai perceber que não é uma posição confortável. Todos somos convidados a fazê-lo de uma forma ou de outra, porque é a natureza da consciência de Deus é a religião da liberdade. Por isso eu não quero dizer que, em um momento em que alguém me inspira e em outro momento não. Seu mestre espiritual deve ter plena autoridade em sua vida. O encontro com um Vaishnava é revolucionário, e eu devo minha vida a Srila Prabhupada e a Srila Sridhar Maharaj para mudá-lo e torná-lo algo bom.

Por último, gostaria de agradecer a todos aqueles que tenham manifestado sentimentos belos via e-mail pelo dia do meu aniversário. Suas demonstrações de afeto são muito amorosos e pertencem a Srila Prabhupada, porque ele me salvou de ser inútil para ganhar a sua companhia e a de vocês. O dinheiro não pode pagar por uma relação de coração para coração, o que dizer de prazeres como a intoxicação, sexo ilícito ou a fama, isto não tem nenhuma importância, e Srila Prabhupada nos salvou de ser envolvidos nesta perda de tempo. Sem dúvidaa alguma, o mundo material nos oferece muitas situações de conflito, mas na associação dos devotos é mais fácil de superá-las.

Um grande abraço do fundo do meu coração desejando-lhes sempre o melhor
Vaisnava dasanudas
Swami B.A. Paramadvaiti