Onde encontrar refúgio? – Boletim 018 Abril 2012


Caros leitores, na sociedade moderna, temos mestres para todos, para os computadores, para à comercialização, para à mecânica, mas, temos mestres que ensinam a ciência da alma e como despertar o amor eterno em nossos corações. Para encontrar um verdadeiro mestre espiritual genuíno o principal requisito é desejar encontrá-lo, isso significa que se deve estar a disposição a eliminar diferentes erros cometidos na vida e sim aceitar as virtudes que conduzem um à perfeição espiritual.


Um mestre espiritual é uma grande necessidade para a vida de cada ser humano. Eu me sinto muito abençoada por ter a graça de viver sob a instrução de meu mestre espiritual Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Ele foi a luz no meu caminho que me inspirou a ser um idealista para o mundo e para a Mãe Terra. Quando conheci meu mestre espiritual aprendi a verdade sobre o propósito da minha vida. Servir a Deus é a maior felicidade e cada um de nós pertence ao mundo do amor.



O legado de Srila Prabhupada é ilimitado. Graças a ele, conseguimos re-encontrar os nossos valores como a honestidade em nossas ações. Ele mostrou que a vida vem da matéria, porque não são átomos, somos almas espirituais. A grandeza de Srila Prabhupada não posso descrever em palavras, ele foi o meu salvador, uma grande alma, meu mestre espiritual.



Na cultura védica, um dos primeiros ensinamentos dos pais para os filhos é a importância de ter um mestre espiritual. A criança cresce sendo preparada para desenvolver um critério na seleção de um preceptor que vai orientar o resto da sua vida. O professor entrega aos discípulos os mantras (orações e invocações) de iniciação sagrada. Eles vêm de uma sucessão discipular, dando instruções sobre como alcançar a auto-realização e como praticar a ciência sagrada do yoga. As principais qualidades de um mestre são a humildade, a simplicidade, e sempre dispostos a ajudar seus discípulos.



A ele também se lhe chamam Guru, Gu é a escuridão e ru significa que ele nos tira dela. Ele sempre nos ensina com a verdade e no serviço amoroso a Deus. A iniciação não somente nos conecta com o mestre se não com toda a sua grande família espiritual. Podemos encontrar um mestre espiritual somente quando nós ansiamos pela verdade no coração.


Se diz que o caminho espiritual esta cheio de pedras que aparecem como dificuldades, mas em realidade são guias ao caminho, mostram que estamos caminhando pelo lado correto. Não devemos pensar que as pedras são adversidades, se não que nos auxiliam, por que, neste contexto, o apoio é aquele que nos empurra para chegar ao objetivo, na qual é perto de Deus. Ao servir aos outros com amor e compreensão nos ajudará a superar as nossas provas.


A felicidade em consciência de Krishna se experimenta para a medida de seu sacrifício para com os outros e em estreita proximidade com as mensagens do seu mestre espiritual. Caso contrário, haverá sempre tristeza no coração, pois somente dando amor é que um recebe amor e todo o amor nasce em Krishna e se satisfaz em Krishna.


O acumular dinheiro e competir por status que não satisfaz o verdadeiro anseio da alma. O mundo nos oferece aparentemente felicidade: clubes, discotecas ou casinos, onde você desesperadamente trata de encontrar alívio em um mundo de sofrimento, entretanto, somente se encontra apenas o consumismo, concorrência desleal, hipocrisia é outros enganos.
Definitivamente todos esses lugares não fornecem abrigo, se não somente um vazio em nossas vidas.
Os verdadeiros refúgios são os ashrams, locais onde se celebra o cumprimento dos princípios que fazem felizes a todos e comemora a atividade natural da alma, o servir. Ali encontramos relações de coração para coração e se dá amizade a todos os seres vivos.


Os ashrams são oásis espirituais onde você luta por um objetivo comum: o Amor Universal. Srila Prabhupada abriu uma casa onde todos podiam viver, isto não se refere a uma construção de um edifício gigantesco ou um lugar específico se não a consciência de abrigar a todos sem discriminação nem sectarismo de qualquer espécie. Esta é a nossa vida, a minha e a de minha família espiritual, a família Vrinda. Este é o nosso humilde convite. Nós queremos que você experimente a verdadeira felicidade e descubras o significado de sua vida. A pregação não é uma atividade proselitista, a pregação é compartilhar os dons que recebemos em nossa própria busca espiritual, em nossa busca da verdade.


Seu benquerente,
Swami B.A. Paramadvaiti