Siksa Guru: Como tornar-se um benquerente da humanidade- Boletim 12 de junho de 2011


Queridos amigos: Proteger, educar e entregar valores a outros no caminho da vida é um tema muito importante. Por ele quero compartilhar com vocês nesta ocasião; oferecer refúgio, amor e proteção é algo tão importante e de grande valor que só com o bom exemplo e a dedicação sincera pode alcançar.

Todas as áreas da vida exigem excelência, assim cada um de vocês é um líder em um lugar específico. As mães são líderes de suas famílias, os estudantes preparam-se para ser líderes em suas profissões, e o que dizer das pessoas sábias que se ocupam em praticar vida espiritual, eles são líderes e protetores da sociedade com seu exemplo de vida. Com isso não quero dar a entender que deve interessa-nos uma posição ou aplausos, ao contrário, um Siksa Guru (Guia Espiritual) não se caracteriza por essa atitude. Na realidade um Siksa Guru não deseja ser Guru (Mestre Espiritual), só deseja servir com excelência. Um Siksa Guru é quem trabalha com o zelo artístico de fazer as coisas da melhor maneira para dar alegria a todos que estão sob sua proteção.

A maioria das pessoas neste mundo sempre estão dizendo que não tem tempo para dedicar a outros, mas aquele que busca servir com o coração deixa tudo nas mãos de Deus, inclusive a quantidade de tempo que ele dedica aos demais. A dedicação nos torna excelente no serviço. Dedicar sua vida a servir aos outros é uma virtude muito especial, pois suas propriedades e o tempo passam a ser o maior bem para os outros. É como um bom médico, seus pacientes fazem fila para serem atendidos por ele, assim o tempo do médico se ajusta para dar atenção a todos eles.

Na essência, o tema é cuidar das pessoas e não do dinheiro que elas tem. Cada pessoa vale mais que todos os luxuosos edifícios de uma cidade. Alguém pode comprar todos os edifícios de uma propriedade, mas não pode comprar teu coração. Nós trabalhamos para servir melhor a humanidade, para dar conhecimento de uma mensagem valiosa sobre Deus, por Ele queremos encontrar pessoas que desejam saber do Senhor Supremo e de seus maravilhosos planos; essa classe de pessoas é uma bênção para a vida. Todos somos pequenas almas comparados as grandes criações de Deus, pequenas mas muito valiosas, por isso é uma pena que exista gente que não entenda a importância da alma. Alguém que se dedica a causar danos aos outros não aprecia o valor da vida, por isso necessitamos de pessoas preocupadas pelos demais, humildes e dispostas a entregar tudo de si mesmas para o maior beneficio de que as buscam, pessoas que lutam pela verdade, e que com seu bom exemplo se convertam em inspiração para os outros. Isto é um Siksa Guru vaisnava.

Um Siksa Guru é um conselheiro de primeira ajuda, alguém sempre disponível para o serviço desinteressado. Em poucas palavras é um médico de urgência, é quem entrega a instrução correta no momento adequado para que os demais sejam plenamente beneficiados. É quem vai ajudar-nos a nos tornar melhores pessoas e a desenvolver a fé. A fé é nosso próximo passo até Deus, a fé é um presente de Deus. Deve manter sua fé viva e sempre alerta e compartilhá-la com os demais.

Pessoas que enganam em que a elas confiam ou que são hipócritas em seus ideias não são apreciadas no campo dos ensinamentos; por isso ser um Siksa Guru significa lutar para não fraudar nada. Um Siksa Guru representa a verdade, ele reconhece que, quem sabe, não tem conhecimento sobre muitas coisas, mas entrega tudo o que tem recebido de seu próprio mestre e no caso que tenha alguma dúvida, recorre a seu mestre para encontrar resposta e assim poder guiar os outros. Todos somos iguais, não podemos pensar que somos superiores aos nossos irmãos, devemos considerar cada pessoa como alguém muito especial, como um potencial servente de Deus. Por exemplo, o Pajé da floresta pode ser um Siksa Guru, se vem um doente ele o cura graças ao conhecimento da medicina natural que aprendeu com seus ancestrais, mas se ele se torna um negociante e começa a dar yahe a seus pacientes deixa de ser Siksa Guru e passa a ser uma fraude.

Um Siksa Guru deve sentir-se agradecido por todos os ensinamentos que recebeu de seu Mestre, isso mostra que levou a sério tudo o que aprendeu. Da mesma maneira em que um bom filho profundamente agradecido com seus pais retribuirá sua entrega, o Siksa Guru está sempre buscando demonstrar de coração a seu Guru todo seu agradecimento mediante o cumprimento de seu dever. Quem é agradecido com o que tem recebe o presente de tornar-se um representante da verdade e de seu próprio mestre espiritual.

No pessoal quero ser um representante de meu mestre espiritual Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, pois ele tem sido meu exemplo de uma determinação absoluta e pura para servir a Deus. Um exemplo vivente da frase “quem persevera alcança” pois assim como quem quer tornar-se um cantor talentoso deve praticar e dedicar-se, quem deseja servir puramente a Deus deve esforçar-se ao máximo para isso. Esse deve ser nosso ideal: servir a humanidade com total dedicação e com todo o coração. Nada é impossível para um aspirante sincero, mas seu esforço deve ser proporcional a suas metas. Um pode tornar-se um salvador e benquerente da humanidade, de seu país, de sua família... Ou também pode decidir não salvar nem a si mesmo.

É importante que um Siksa Guru esteja em constante aprendizado, pois quem deixa de aprender começa a envelhecer. Por isso estamos agradecidos com Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada pois é nosso Siksa Guru original, quem veio da Índia a ensinar-nos como podemos nos converter em protetores espirituais dos outros; assim como o filho que segue os ensinamentos do seu pai e logo os compartilha com os outros. Necessitamos recordar de Deus e de Seus servos como Srila Prabhupada a cada instante para arrependermo-nos dos erros do passado, pedir perdão e levar uma vida de verdadeira meditação.

Devemos desejar nos tornar um instrumento do amor de Deus ajudados pela força dos quatro princípios regulativos da liberdade: a proteção da pureza, a defesa da veracidade, o cuidado do corpo que nos foi dado para servir a humanidade e a Deus mesmo e o respeito por todos os seres viventes.

Com essa mensagem me despeço esperando que chegue ao coração de cada um de vocês e os motive a comprometer-se intensamente a servir, servir e servir. Isso é só o que o Siksa Guru deseja: servir com pureza aos demais. Esse deve ser nosso máximo ideal: alcançar a pureza em nossas vidas.

Com afeto, seu servidor
Swami B. A. Paramadvaiti