Uma mão amiga para Vrindavan - Boletim 011 maio 2011

Queridos amigos:


Em esta oportunidade quero compartilhar com vocês uma nova mensagem muito importante, graças a misericórdia de Srila Prabhupada meu amado Mestre Espiritual, que nos inspira constantemente.

Hoje me encontro em uma pequena cidade na Índia. É um lugar maravilhoso e mágico, além de ser um território sagrado e místico. Nesta terra santa, localizado às margens do rio Yamuna, a 160 quilômetros de Nova Delhi, faz mais de 5.000 anos, o próprio Deus se fez presente, e como uma criança, ele realizou seus jogos nas margens do rio Yamuna.

Cada lugar deste espaço celestial que tem como nome "Vrindavan" é um espaço que se leva na alma, assim como muitos de vocês levam a "Jerusalém" ou "Meca", que ainda sem conhecê-los sabem de seu significado.

Quero humildemente dar-lhes duas razões, que eu considero fundamentais a considerar sobre a importância de "Vrindavan", e sua relevância para a humanidade inteira, e por isso devemos cuidar para:

1.Os seres humanos que acreditam na vida e no planeta, necessitam urgentemente preservar a cultura que forma parte da história da humanidade, e que dá integridade para o que somos, às nossas tradições.
Vrindavan é o centro de uma cultura conectada a uma larga tradição humana e mistica, onde se desenvolvem os conhecimentos e os pilares de muitas outras culturas. Em Vrindavan encontramos respostas para a maioria das perguntas que afligem aos habitantes deste mundo. Como poderíamos perder Vrindavan?, seria como perder a nossa história.

2. É um lugar que atrai milhões de visitantes que anseiam por uma vida diferente, baseada no respeito, tolerância, persistência e bondade. E é fácil de ver em seu povo, a arte, os templos, as esculturas e pinturas. Lembre-se que um dia necessitará de Vrindavan em sua vida, do que é e o que significa, e talvez possa vir e conhecer ou talvez não, mas só de saber que ele existe e está bem conservado, dará um alívio neste mundo tão egoísta, porque saberás que há um pedaço de céu na terra.

Hoje existe contaminação ambiental em toda parte, é um fato que afeta profundamente a nossa Mãe Terra. Devido ao chamado progresso, nossa amada Vrindavan não escapou dessa realidade e hoje está em perigo, como são muitos lugares sagrados e maravilhosos.
Meus amigos, devemos proteger este lugar histórico e assim também todo o nosso planeta da contaminação diária causada pelo uso de plásticos, instalação de drenagem descontrolada, e muitos outros. É nosso dever cuidar do lugar onde vivemos, e também difundir essa consciência, para que, juntos, possamos fazer uma grande mudança.

A contaminação ambiental e a negligência coletiva de quem deve e pode proteger, constituem uma ameaça para todos, para a qualidade de vida. O problema mais grave, na minha opinião não é quem faz isso, mas, o que podemos fazer para melhorar estas condições?.

Nossa comunidade na Índia iniciou programas de limpeza e conscientização. Muitos jovens voluntários se juntaram a este projeto e também conseguiram apoio para poder cobrir as despesas. As conquistas são pequenas, mas ainda é importante e ainda há muito o que se fazer.

Isso nos levou a iniciar uma campanha na Internet: "Uma mão amiga para Vrindavan". http://es.helpinghandforvrindavan.org/ e a partir daí estamos conectando muitas pessoas que querem ajudar.

É uma porta onde eles podem se conectar com este trabalho voluntário e ajudar com doações de dinheiro que financiam os trabalhadores locais envolvidos na limpeza e manutenção de áreas específicas da cidade. Então, você pode nos dar uma mão aqui, em Vrindavan, então por favor ajude-nos a apoiar este programa.

A mudança não será da noite pra o dia, mas não devemos desanimar, pois temos uma meta a cumprir, um objetivo que queremos chegar. Este mundo é de detalhes delicados, o amor é um detalhe delicado que tem o Senhor Supremo com toda a sua criação.

Precisamos da sua ajuda, confiamos em almas bondosas como a sua, que se alegram com a felicidade de dar, na crença de que há outros que podem fazer o trabalho de recuperação de nossa mãe terra, e só lhe faltam recursos.

Apoie-nos e quando visitar Vrindavan saberás que é parte de você, e que as mudanças que sejam alcançadas seram parte de você, para seus filhos, para seus netos e todas as gerações que estão por vir.

Sejam felizes, especialmente cuidadosos e protetores da Verdade.

Seu amigo de coração,

B. A. Paramadvaiti Swami