O Serviço Realizado com Amor

Queridos amigos,

O tema que lhes quero compartilhar é sobre o serviço para o Senhor Krishna. O serviço é a maior responsabilidade do mundo, porque ter responsabilidade sobre a vida espiritual de outra alma é o mais valioso que há. Isto nos faz chegar a pergunta mais importante da vida, O que é o mais valioso do mundo?

Se perguntamos a alguém, o que é o mais valioso do mundo para você?, poderemos entender que tipo de pessoa é, e se queres saber qual é a posição de uma pessoa, pergunta quais são os três desejos mais importantes em sua vida. Devemos ter desejos, e devemos ter prioridades, e em base a essas prioridades deve-se viver realmente. Se não tem um mestre espiritual, então você não sabe onde trabalhar e é praticamente dependente de seus próprios caprichos. Um dos comentários mais comuns que escutamos neste mundo é: não sei o que fazer com esta vida, não sei o que fazer com minhas relações, não sei o que fazer para conseguir dinheiro, não sei o que fazer para conseguir um companheiro, não sei o que fazer para divertir-me, não sei o que fazer com todos os problemas que tenho, não sei o que fazer para evitar trabalhar.

Quando não se sabe o que fazer, significa que você não há aceitado que tem que fazer algo. Porque quando você aceita seu dharma você sabe o que fazer, e quando você aceita um mestre espiritual surge o belo problema de quando poderei fazer tudo o que tenho que fazer. Uma pessoa dedicada ao serviço devocional amoroso, nunca vai ser vista ociosa nem confundida, pior triste e chateada. Bom, quem sabe triste porque não pode fazer o serviço tão bem como gostaria, entretanto os egoístas estão tristes porque tem que fazer algo que não querem fazer.

Vemos que hoje em dia a educação das pessoas tem sido completamente pervertida. A admirada e invejada celebridade promove a vida sem fazer nada na maior parte positiva. Eles consideram que o trabalho é uma atividade para as classes inferiores, os chamam de obreiros ou proletários. Mas em realidade, se lê no Bhagavad Gita, o trabalho é o mais elevado, sempre e quando se realiza com devoção. O Senhor Krishna disse que o trabalho deve ser dedicado a Deus. Se alguém tem algum sentido de dever e cumpre com seu dever, já é uma pessoa especial, mas um dos deveres como ser humano é o de aceitar a um mestre espiritual.

O mais elevado é o serviço que uma pessoa faz por apego espiritual e não somente por um sentido de dever, se não por sentir apego ao Guru, aos devotos, ao serviço e ojalá ao mesmo Senhor Krishna. Quando você está muito apegado ao serviço na área que seu mestre espiritual há abençoado você, se você quer esquecer de todas as comodidades, a febre pela fama e a gratificação material começa a baixar, então se poderia dizer que algo espontâneo está nascendo dentro de ti, algo mais elevado que o serviço ou o trabalho feito com apego, que é o serviço feito com amor.

Esse tipo de atitude conquista ao Senhor Krishna completamente. Quando você trabalha com tanta vontade está sendo cultivado pelo desejo de prestar serviço amoroso, isso se chama Bhakti Yoga, e isso é o que estudamos quando escutamos sobre as Gopis de Vrindavana e isso é o que temos visto na vida de nossos mestres espirituais, que vivem para Krishna e para os demais, não para eles mesmos. Espero que estas palavras te animem a trabalhar. O Senhor Krishna nos recorda que não nos apeguemos aos frutos do trabalho, isso pertence a Ele, e pertence para assegurar seu avanço espiritual.

Antes de tudo agradeço muito a todos os que estão cuidando da pureza e os que não se confundiram com as realizações espirituais com as realizações materiais.
Com afeto,
Swami B.A. Paramadvaiti