Ocupar bem a Mente

A mente é flutuante e facilmente influenciável. As pessoas sabem disso e se aproveitam, consciente ou inconscientemente. Por exemplo, as pessoas que se vestem bem para dar uma certa impressão nas mentes de outras pessoas. Os expertos publicistas usam isso para influenciar as pessoas a comprar produtos, criando imagens em suas mentes e familiaridades. Imediatamente a mente se perde nestes pensamentos. Controlar a mente é algo muito importante.

O Bhagavad Gita nos diz que a mente é a nossa inimiga, se esta descontrolada, mas é nossa melhor amiga se está controlada. É por isso que somente controlando a mente é possível superar os limites materiais e avançar espiritualmente. A riqueza, a fama e a atração sexual são os três tipos principais de luxúria que nos mantêm nesta condição material. Elas são a fonte da maior parte dos problemas que enfrentamos em nossas vidas. Então, se seguirmos esta classe de atração sem restrições, a mente será nossa inimiga, enquanto que quem regula essas atrações, a mente se torna nossa melhor amiga.

A mente forma parte de nosso corpo sutil material, que consiste de mente, inteligência e o falso ego . Mas nós, nosso verdadeiro Eu, é diferente. A alma é de natureza espiritual. Assim, que para servir os desejos da mente e do corpo, nos nós tornamos materialmente condicionados. Ao servir as necessidades da alma nos liberamos desse enredamento. Um mestre espiritual nos mostra como fazer isso.

A mente está sempre em busca de uma direção para ir, e a presença de uma autoridade em nossas vidas é o que nos ajuda a controlar nossa mente porque a autoridade sempre fica em uma posição fixa, enquanto que a mente é de natureza flutuante. A mais alta autoridade é Deus. Mas, em nossa condição atual, não temos ligação estreita com Ele. Por isso, temos de encontrar um representante de Deus, um mestre espiritual, como uma autoridade em nossas vidas. Um mestre espiritual irá nos guiar em direção a uma vida mais elevada, porque ele pode ver as coisas sem a perturbação da mente ou motivos egoístas. Sem a aceitação de uma autoridade simpatizante, aceitaremos autoridades falsas e seguiremos confundidos.

Grande parte do yoga trata sobre o controle da mente. Outra grande ajuda para controlar a mente que vêm da recitação de mantras. A palavra 'mantra' em si mesma consiste em duas sílabas 'man' e 'tra'. 'Man' vêm de 'manah', que significa mente, e 'tra' vêm de 'trayate', que significa liberação. Assim, os mantras estão destinados a ajudar-nos a controlar nossa mente. O maha mantra “Hare Krsna”:
Hare Krsna Hare Krsna
Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

Este mantra é chamado: “o grande mantra”, porque nos conecta diretamente com a plataforma superior e nos ajuda de imediato a fixar nossa mente no divino.

Em conclusão, a forma mais elevada de controlar a mente é ocupa-la em serviço devocional ao Senhor, rendendo serviço a um mestre espiritual. Este é o processo que nos revelará o objetivo mais elevado da vida.