Recomendações amorosas para uma vida espiritual

Queridos amigos,

Muitas pessoas dizem que Dezembro é o mês para agradecermos, pessoalmente quero agradecer e orar para poder seguir servindo a todos vocês pelo resto de minha vida. Por favor sejam minha proteção escutando as classes e apoiando o desejo de servir Consciência de Krishna.

Atualmente, estamos no ano número 30 de nossa Família Vrinda, e devo reconhecer que servir e chegar a altura de vocês é realmente difícil, pois muitas vezes esperam mais de mim e com a idade avançada é mais difícil de atendê-los bem. Não sejas tímido em dizer-me que necessitas mas espaço para desenvolver sua criatividade, sempre e quando se mantenha a solidariedade Vaishnava.

Agora quero compartilhar com vocês umas importantes recomendações, para que este ano novo se renovem com fortaleza os votos:

Se você não senti vontade de levantar para mangal artik, significa que você se esqueceu da Suprema Personalidade de Deus que está te esperando para te dar audiência e atender todas as necessidades que você tem no seu coração.

Se você não tem vontade de ouvir as classes, significa que você se esqueceu de ouvir sobre a verdade do Srimad Bhagavatam uma pessoa é encorajado a permanecer comprometido com ela.

Se você não tem nenhum desejo de fazer o serviço desinteressado, significa que você se tornou fruitivo e se esqueceu da satisfação que traz apoio a um devoto puro em seu serviço à humanidade pela mesma quantidade de tempo e recursos que você tem para oferecer a esta causa.

Se você não tem vontade de fazer serviço devocional desinteressado pelo devotos, significa que você se esqueceu de que a satisfação do coração depende do tempo e os recursos que você pode oferecer a uma causa transcendental.

Se você ainda não fechou seu facebook pessoal, isso significa que você não tem escutado as boas recomendações de seu Mestre Espiritual sobre como dedicar tudo para Krishna. Em vez disso deveria transformar o seu facebook como uma ferramenta para promover alguma causa que satisfaça a Krishna.

Se você não tem nenhum desejo de participar da maratona de pregação, significa que você esqueceu sobre o desejo com o qual Srila Prabhupada saiu da Índia para salvar-nos.

Se você não tem vontade de continuar a viver com os devotos, significa que você se esqueceu de como é difícil viver sem eles ou significa que você tem que abrir um ashram, onde você tenha mais responsabilidade ou significa que você quer se casar e ter uma família e para isso você vai precisar renda própria. Neste caso, eu recomendo abrir um restaurante vegetariano ou um programa similar e usar todo o tempo livre para pregar ai.

Se você não gosta de participar dos ishtagostis significa que o seu ego falso cresceu muito e não entendes que a Consciência de Krishna inclui o respeito pelas opiniões dos outros e que nenhum esforço coletivo será bem sucedido se não houver reuniões e revisões frequentes das realizações, dos objetivos e das metodologias destes.

Se você não dança nos kirtans, significa que você deve estar doente de um pé ou está fazendo kirtans tão barulhentos que fazem esquecer o significado do canto maravilhoso para satisfazer ao Senhor Supremo. O kirtan é para incentivar o êxtase e a compaixão e não para assustar.

Se você não dá doações ao templo, isso significa que você se esqueceu de que a deidade, a sua ishtadev, deve ser o desfrutador primário de seus sacrifícios ou significa que você deve estar muito pobre e você tem que se salvar urgentemente fazendo um serviço na medida do possível, sempre distribuindo a literatura, OKis, convites as pessoas para os templos e ditando palestras em todas as oportunidades que encontrar.

Se você não canta suas voltas completas, significa que você deve estar pregando, atendendo e aconselhando aqueles que ainda não ouviram falar sobre Krishna, se assim for, então que o sacrifício de suas rondas por eles siga beneficiando-te. Segunda opção: Você esqueceu o Santo Nome e Sua glorificação é a essência da vida para sair da ilusão. Terceira Opção: Significa que você não entende que você não é este corpo, mas a alma espiritual é eterna, servo eterno do Infinito Encantador que é inclusive responsável de sua própria existência.

Se você não se alimenta saudável, significa que você esqueceu que seu corpo é um templo que pertence a Krishna e que há que alimenta-lo de maneira balanceada, sem sal yodado, sem açúcares refinados, nem farinhas brancas, nem transgênicos e ojalá sem cultivos químicos, sempre que estes produtos estejam disponíveis.

Se você gosta de comer bhoga, significa que você esqueceu sobre os perigos do Junk Food, do glutamato monossódico, do aspartame, dos açúcares e sais refinadas e de que a consciência daqueles que produzem a comida do bhoga afetará a sua consciência negativamente.

Se você gosta de ver filmes karmis, significa que você esqueceu que não vai ter tempo para purificar-te depois da tremenda contaminação que entra na cabeça submetendo-se as armadilhas dos psicólogos através da venda e da publicidade subliminar que se coloca em todos os filmes. Segunda opção: Significa que você está roubando o tempo de Krishna que poderia utilizar para ajudar aos outros pregando. Terceira opção: Significa que você não tem um serviço importante que te anime tanto para controlar esta tendência de perder o tempo com contaminações(Pode haver alguns filmes conscientes que são excepcionais para esta descrição, também é aplicável para os que assistem televisão).

Se já não te anima teu serviço, significa que você tem que falar com o seu Mestre Espiritual para descobrir qual é a importância do seu serviço, para oferecer a ele um serviço que chame mais a atenção ou para pone-lo sobre a condição de teu coração e mente e pedir ajuda.

Se você tem sua própria griha, significa que você tem um centro perfeito de pregação e deve purificar sua casa convidando as pessoas e se tornando um pregador, dando-lhes a oportunidade de ouvir sobre o seu Mestre Espiritual. Significa que é mais um lugar que se torna um santuário, onde se estabelece um altar e onde toda a comida que se prepara nessa casa é oferecida ao Senhor(o que significa que os alimentos devem ser de origem natural).

Se você acha que conviver com os outros devotos tornou-se insuportável, isso significa que é melhor você aguentá-los porque é essa a recomendação direta de grandes vaishnavas como Srila Bhaktivinoda Thakur. Ninguém gosta que outros falem de suas vidas, mas também é natural que na convivência o caráter de um repercuta de uma maneira ou de outra, isso deve ser tomado como uma oportunidade para refletir e melhorar a qualidade de nosso comportamento. As pessoas com mau caráter são espelhos de nossos próprios defeitos, as escrituras dizem que um deve agradecer a todos aqueles que o criticam e evitar aqueles que os glorificam.

Se você gosta de brigar com outros devotos, significa que você esqueceu que a briga diminui sua própria felicidade e que você está agindo contra as instruções do Mestre Espiritual que nos ensinou "a nunca recuar, brigar jamais."

Se você faz as outras pessoas se sentirem mal com a forma como as instruem ou as repreendem significa que te falta compaixão e tem que aprender a ser mais doce, porque somente com o carinho e sinceridade podemos chegar ao coração de outra pessoa e servir a causa de Krishna a benefício dos outros.

Se você quebra princípios significa que você tem dúvidas sobre a lei do karma, pois isso trairá inevitavelmente reações Karmáticas. Significa que você é muito fraco e que você precisa melhorar a sua associação. Significa que maya te pegou e se você pode ter associação com os devotos; melhor aproveitar o anúncio de "perigo" e escapar dos desvios.

Se você não usa a energia sexual corretamente, significa que você se esqueceu de que essa energia é sagrada e que deve ser usada exclusivamente apenas para satisfazer ao Senhor Supremo e, assim procriar, uma bela família. Significa que você tem muita energia e demasiado tempo para perder, pois poderia utilizar para o serviço e prazer do Mestre Espiritual.

Se você acha que outro devoto é mais privilegiado do que você, significa que você se esqueceu de que Krishna é o Supremo controlador, que é a misericórdia sem causa e que sempre há que continuar procurando essa misericórdia sem se dedicar a invejar as pessoas que receberam mais atenção ou outras facilidades que outros.

Se você deseja estudar na universidade, isso significa que você deve buscar as bençãos da parte de seu Mestre Espiritual, ou que você esqueceu de que seu Mestre Espiritual já está te educando no conhecimento superior e que seria muio bom qualificar-se ainda mais nisso. Caso contrário, você deve meditar na proposta completa de como funcionariam seus estudos para não perder todos os valores que você tenha adquirido, assim você pode usar o conhecimento para servir em alguma área específica.

Se você deseja se associar com uma boa mãe ou um bom devoto, significa que você também deve ser um bom devoto ou uma boa mãe e estar disposto a pregar com o seu parceiro de uma forma bonita colocando Krishna no centro da vida, para isso você precisa de um bom treinamento, tendo em conta as recomendações oferecidas no programa de Matrimônios Conscientes.

Se você dorme frequentemente nas conferências, significa que você não está dormindo o suficiente durante a noite e que você precisa de um caderno para tomar notas em sala de aula, pois aquele que realmente anota tudo de importante não dorme tão facilmente.

Se você acha que catando lixo não é serviço devocional, significa que você ainda não leu os passatempos de Gundica marjanam de Caitanya Caritamrita e não tem considerado que a limpeza é o mais próximo da divindade, tão pouco entendeu que proteger a Mãe Terra é um dever de todos os seres humanos, o que dizer sobre cuidar do Santo Dham da negligência de outros seres humanos.

Assim é a família Vrinda, bastante valorização e um espaço de poder ver feliz a todos.

Com afeto,
Swami B. A. Paramadvaiti