Regras e regulações na vida espiritual – Boletim 021 Julho 2012


Existe uma pergunta muito comum entre aqueles que praticam a vida espiritual, que é, Qual função cumpre o vaidhi-bhakti? Isso significa que, as práticas espirituais guiadas pelas regras e regulações descritas nas Escrituras Sagradas. O vaidhi-bhakti é o companheiro de nossa vida espiritual que nos sustenta para não cair, manifestada, por exemplo, em um Yoga Mosteiro, onde se segue o processo de sadhana.

Por exemplo, todos nós deveriamos participar das leituras diárias de Srimad Bhagavatam, mas eu pergunto: Quantas classes escutaram durante o último mês? Se a resposta não é de 30 classes, se demonstra a ausência de vaidhi-bhakti e as conseqüências deles são pagos na própria pele, pois geram uma consciência inferior.

Vaidhi-bhakti é a dose necessária da medicina espiritual para manter-se. Ler as Escrituras é um passo, cantar o Santo Nome, cantar o gayatri, atender os aratis e receber o darshan do Senhor, práticar serviço devocional são diferentes passos, mas todos eles fazem parte do vaidhi-bhakti.

O vaidhi-bhakti não está realmente sujeito ao tempo, lugar e circunstância, vai mais além, nem exige qualquer prática espiritual que seja difícil de cumprir, então, que tipo de atividade transcendental se devem realizar? A que foi estabelecida nas escrituras e praticada pelos nossos acaryas. Há uma tendência a afrouxar a prática com o tempo e isso é perigoso. É preciso tornar-se um devoto forte, determinado e dedicado, essas são as características do Vaishnava. A preguiça não é aceitável na vida espiritual, portanto,há que colocar bem as pilhas. A energia dirigida e o amor espiritual são muito importantes.

Além disso, vaidhi-bhakti é a prática séria da vida espiritual. Srila Prabhupada disse vaidhi-bhakti significa que um está oferecendo serviço devocional sob a instrução do Mestre Espiritual, pois ainda não há desenvolvimento do amor espontâneo por Krishna. É uma questão de etapas. Primeiro é necessário apegar-se as regras e regulações para que a espontaneidade se manifeste. Tudo isso está perfeitamente explicado por Srila Rupa Goswami.

Raga-bhakti significa dizer que tudo que você faz de maneira espontânea está dirigido para Deus, isso surge já em um estado elevado que requer certa perfeição no processo. Isso já é falar de outro tipo de bhakti. Mas ainda assim, se fala sobre outro bhakti, então não deixe os princípios de vaidhi-bhakti e seus ensinamentos, porque vaidhi-bhakti siginifica levar as coisas a sério. Existem os aspirantes a Vaishnavas que não são muito sérios quando se refere ao raga-bhakti e tendem a imitar ou tentar obter algo para o qual ainda não estão prontos, eles são apenas um pequeno exemplo de pouca seriedade e falta de humildade. O devoto que é consciente de suas dificuldades e erros está agindo de maneira correta, enquanto que o devoto que se sente muito avançado está em uma posição muito perigosa.

Neste caminho que compartilhamos com nossos irmãos devotos, todos devem tentar se satisfazer com muito pouco, ser felizes, positivos, construtivos, generosos e entusiastas em todas as circunstâncias ou nas situações em que se encontrem , por isso, qualquer distinção que um Vaishnava recebe deve servir de inspiração para tornar-se mais amável, mais humilde e mais inspirado no serviço. Caso contrário, isto é considerado como uma queda e fará perder o gosto pela associação dos devotos e pelo serviço. No entanto, quando nos mantemos em associação com os sadhus, todos estes atritos desaparecem.

Por favor, levem seriamente as recomendações que vêm do coração para o seu bem estar e progresso neste caminho maravilhoso da Consciência de Krishna, sejam sérios em sua prática espiritual, pois é a única forma de purificar-nos para algum dia alcançar a meta do amor puro por Deus.

Com muito afeto.