A espiritualidade é uma luta positiva

Queridos amigos, o que eu quero falar é que, na vida espiritual há de encontrar aquilo que te faz eterno. Desistir amigo, já é eterno, não há nada que fazer a respeito, mas a eternidade é uma eternidade bela, onde desenvolvas teu potencial infinito de servir feliz e experimentar crescimento infinito. Há momentos que parece que já não podes continuar, mas não é assim. A vida é um capítulo atrás de capítulo até a eternidade. Imaginem, não temos outra opção, temos que seguir adiante. Temos que seguir o caminho, não importando o que aconteça. Sem braços, nem mãos, toca seguir como uma cobra, mas temos que seguir adiante, todo movimento tem seu destino.

Quando há tropeços nos votos que, voluntariamente, aceitamos, na realidade são momentos de reflexão que nos empurram a refugiarmos mais nas práticas espirituais, então não é de todo mau. Na vida, os problemas são ensinamentos. Se encontrar algum problema, não deve sair correndo, deve solucionar os problemas para assim poder avançar. Assim é a vida, há que levantar-se seja o que for, há de continuar na direção de nossos ideais. Na realidade, nossa vida é uma vida de serviço a nossos ideais e nossos ideais são a busca pela pureza, a descontaminação e de não estarmos condicionados.

Cometer erros e seguir no mundo material cometendo mais erros não é inteligente e ajuda menos. Devemos sim, estar em uma posição superior, lutando por corrigir nossos erros, esta é uma luta positiva. Devemos tomar a vida espiritual a sério, se um não tem paixão por algo se torna morno e morno significa que não passa nada. Frio, morno ou quente? A espiritualidade é quente. Não é fria, nem morna… é quente. E, se nos movermos para o lado frio estamos perdidos e no lado morno, estamos em perigo. Então, quando Krishna vê que nos movemos para o lado morno, as vezes vem e nos dá uma marretada. E o que faz quando cai? Você vai ficar no chão se condenando? E dizendo, por que caí? Este horrível piso me fez cair, decerto é culpado de minha caída. Mas não, com a ajuda do mesmo piso se levanta empurrando-se para cima. Pedir perdão e arrepender-se tanto que um não tem vontade de voltar a cair. Porque é justamente no momento de arrependimento que um chega a sentir iluminação e apreço pela misericórdia de Sri Krishna.

A vida é cheia de problemas. Como Albert Einstein disse: “Os problemas não são realmente problemas, porque se há um problema, você está forçado a ir a um nível mais elevado para soluciona-lo.” Então, não era um problema, era um impulso para eleva-lo a um nível mais elevado.

Devemos ver as mãos de Deus por todos os lados, nunca desesperarmos e sermos agradecidos. Há coisas grandiosas em sua vida, não gaste mal o seu tempo com coisas tontas. Use tudo para o prazer de Deus, então cada segundo de sua vida se tornará precioso, mais e mais bonito porque tem uma relação especial com Deus.

Com afeto,

Swami B. A. Paramadvaiti